sexta-feira, 3 de julho de 2009

Algumas instituições não governamentais ajudam na reciclagem do lixo eletrônico

A Ecomicro é uma empresa cuja atividade, a reciclagem, é considerada fundamental num momento em que o destino do chamado "e-lixo", ou lixo eletrônico - computadores, telefones celulares, televisores e outros equipamentos obsoletos - causa preocupação no mundo. Com sede em Bordeaux, na França, a empresa alega ser a única no país que, anualmente, transforma cerca de 1,5 mil toneladas de computadores em componentes separados com o fim de reciclá-los.

O CDI Campinas recebe doação de computadores, que são avaliados e as peças em bom estado são recicladas na montagem de um computador a ser destinado aos nossos projetos. As peças sem condição de re-uso são destinadas a cooperativas de reciclagem, certificadas a trabalharem com a destinação correta de material tecnológico.

Projeto Alquimia: trasnforma caçaniques apreendidos em computadores e inclusão digital

Feito em parceria pela Isnpetoria da receita federal de Porto Alegre/RS o Ministerio Publico e o Centro Social Marista (CESMAR) o projeto recicla máquinas caça-níqueis em computadores, encaminhados à doação, e móveis, vendidos para cobrir os custos do programam, segundo o Sindireceita. Além dos ganhos ambientais, e da desocupação dos depósitos do Ministério Público por parte dos monstrengos caça-níqueis, as oficinas realizadas pelo CESMAR promovem o ensino profissional de marcenaria, serralheria e informática a jovens de 16 a 24 anos.Os equipamentos são desmontados e seus componentes, separados. A madeira é encaminhada para as oficinas de marcenaria que confeccionam móveis diversos, os metais, transformados em descansos de janelas e churrasqueiras e os componentes informáticos, se encontrados em bom estado, são descaracterizados e transformados em computadores pessoais e artesanato digital.

0 comentários:

Postar um comentário